Na sexta – feira, dia 26 de Março o nosso grupo fez uma visita á pastelaria Lopes onde se confecciona chocolate. O senhor responsável pela produção do chocolate naquela casa, Rui Lopes explicou-nos o processo de transformação deste alimento, desde a sua origem ate que possa ser trabalhado e transformado em bombom.
Enquanto estávamos á conversa com o senhor Rui fomos fazendo algumas perguntas. Questionamo-lo acerca do seu gosto pelo chocolate e o que o levou a seguir esta profissão. Rui Lopes afirmou que era um gosto de família, começou com o seu avô, seguindo-se lhe o seu pai e por último ele, embora o pai e o avô tivessem trabalhado mais na área da padaria.
Rui começou também nessa área, mas a sua vontade de ir mais além levou-o a progredir, da padaria passou para a pastelaria e, através de um convite para experimentar trabalhar com o chocolate descobriu a sua paixão. Inicialmente, afirma ter começado com os processos mais básicos deste tipo de produção, no entanto, como a sua paixão ao chocolate foi crescendo, começou a ficar realmente motivado e, a partir daí, procurou informação e inscreveu-se em cursos . Formou-se em Barcelona, na Bélgica, em França e em Espanha, concluindo que é difícil encontrar formação sobre o chocolate em Portugal. Nestas formações em que participou revela ter feito vários conhecimentos e que, ainda hoje, sempre que surge alguma dúvida ou alguma novidade acerca do assunto contactam uns com os outros.
Tivemos conhecimento de algumas curiosidades acerca do fruto que dá origem ao chocolate, como por exemplo as favas de cacau que eram utilizadas como moeda, como dinheiro para os indígenas.
Actualmente, os franceses são os que estão mais evoluídos nesta categoria, e que o chocolate suíço é considerado o melhor dos chocolates. Rui Lopes demonstrou um gosto particular pelo chocolate das ilhas de Madagáscar.
O Brasil é o país com maior capacidade de produzir o fruto que origina o chocolate.
O cacau varia de local para local, devido aos diferentes climas em que se formam.
Explicou-nos também o porquê do chocolate branco. Este surgiu pelo facto de se ter suspeitado que o chocolate negro criava problemas às crianças. Desde então, criou-se o de leite, que tinha menos cacau e posteriormente o branco, no qual se eliminou o cacau, feito principalmente de manteiga de cacau.
O senhor é da opinião de que o chocolate tem mais benefícios do que malefícios, e não imagina pastelarias sem chocolate, diz ser indispensável.
Na montra da sua pastelaria, observamos vários ovos feitos pelo senhor e ficamos maravilhadas. Tinham umas estrelas com cores diversas e ficamos curiosas acerca dessas cores. Descobrimos que as cores podem ser chocolate branco com corantes.
Para fabricar os bombons e os produtos finais do chocolate tem de se encontrar num ambiente isento de aromas e de humidade a 20ºC.
Com tanta coisa, no fim ainda lhe perguntamos se ainda tinha vontade de comer chocolate, se já não estava enjoado, pelo que respondeu que nunca enjoa e que todos os dias tem de comer um bocadinho de chocolate!:D
domingo, 4 de abril de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário